Enquete

Em que você mais acredita?

Habacuque

4d029-habacuque

Viver pela fé é uma aventura emocionante. Raramente sabemos o que vem em seguida, e poucas coisas acabam do jeito que esperamos. E natural pensar que, se sou o escolhido e amado de Deus, vou receber um tratamento preferencial de um Deus que me favorece de forma tão generosa.Não é exagerado pensar que, a partir do dia em que me torno seguidor Dele, vou estar livre dos becos sem saída, dos atalhos barrentos e do tratamento cruel comuns às pessoas que encontro diariamente.
O fato de que os seguidores de Deus não recebem tratamento preferencial na vida sempre caos surpresa.Mas sempre causa surpresa também descobrir que alguns homens e mulheres na Bíblia aparecem ao nosso lado nesses momentos.
O profeta Habacuque é um deles, e que companheiro ele é! Os profetas são na sua maioria, diretos e agressivos, sem tato, sem diplomacia, insistindo em que voltemos nossa atenção para Deus. Mas Habacuque fala o que queremos dizer para Deus. Ele verbaliza nosso espanto, enuncia nossas tentativas confusas de encontrar sentido nas coisas, expressa nossa decepção com Deus.
Ele insiste em que Deus olhe para nos , e o faz com a objetividade característica e sem contrassenso dos profeta.
Habacuque é rápido e ousado em expressar sua opinião. Ele tem ousadia de verbalizar o sentimento de que Deus não está sabendo cuidar dos negócios divinos. Não se passou um dia, desde então, em que não se ouviu pelo menos um de nós repetir a perplexidade de Habacuque: “DEUS TU PARECES NÃO FAZER SENTIDO!”
Mas esse profeta companheiro, que está ao nosso lado, faz algo mais importante ainda: ele Espera e Ouve. É na espera e no ouvir dele que depois se transformam em sua oração- que ele percebe estar habitando o grande mundo da Soberania de Deus. Só aí é que a certa altura, ele descobre que a vida da fé em Deus, a vida da confiança permanente em Deus, é a vida plena, a única verdadeira. Habacuque começou exatamente onde nos começamos, com nossas queixas, nossa perplexidade e nossas acusações contra Deus, mas não parou ai. Ele chegou conosco a um mundo em que todos o detalhes da nossa vida de amor a Deus são transformados em algo bom.

“MESMO QUE NÃO HAJA FIGOS NA FIGUEIRA,
E AS UVAS NAS VIDEIRA NÃO AMADUREÇAM ;
MESMO QUE NÃO SE COLHAM AZEITONAS,
E OS CAMPOS DE TRIGO NÃO PRODUZAM;
MESMO QUE OS APRISCOS ESTEJAM SEM OVELHAS
E AS ESTREBARIAS SEM GADO,
TODAVIA EU ME ALEGRAREI NO SENHOR, PULANDO DE ALEGRIA DIANTE DE DEUS ,MEU SALVADOR
POR SABER QUE O GOVERNO DE DEUS SERÁ VENCEDOR
SINTO ME FORTALECIDO E ENCORAJADO.
CORRO COMO UM CERVO E ME SINTO REI DO MUNDO!

Bíblia em linguagem contemporânea – livro de Habacuque.

Últimas NotíciasAs Mais Lidas