Enquete

Quais ações da Mundial você mais curte?

Você está sempre de mau humor? Cuidado! Pode sofrer de distimia

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Distimia

Uma irritação de vez em quando é absolutamente normal. Mas aquela pessoa que está sempre de mal com a vida, com a ‘cara fechada’ e sem achar nenhuma graça no mundo, pode ter um transtorno perigoso à saúde.

A distimia é um distúrbio psiquiátrico que afeta 5% da população mundial (cerca de 350 milhões de pessoas). Trata-se de um mau humor crônico, sem motivo.

O distímico se enerva com o canto dos pássaros, a luz do sol, a brisa refrescante, um elogio que fazem a ele… Ou seja, com qualquer situação, mesmo aquelas muito positivas.

Entre os sintomas de quem sofre desse transtorno estão a baixa autoestima, o pessimismo absoluto em relação a tudo e a falta de ânimo para as atividades cotidianas.

Aproximadamente 80% dos distímicos desenvolvem depressão – de leve a moderada. A incidência maior da doença é entre as mulheres. O motivo?

O mau humor feminino pode ter origem nos problemas hormonais, que são mais frequentes do que nos homens.

Os psiquiatras alertam: quem sofre de distimia corre mais risco de se tornar dependente de remédios, álcool e drogas.

Muitas vezes, a pessoa se automedica, se embriaga e se entorpece na tentativa de melhorar o humor ou diminuir a sensação de desconforto geral.

Quem sente mau humor frequente precisa procurar ajuda médica. O diagnóstico correto vai indicar o melhor tratamento e devolver a alegria de viver.

Últimas NotíciasAs Mais Lidas