Enquete

Quais ações da Mundial você mais curte?

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto zelar do espírito

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Mental

O ser humano é uma tríade: corpo, mente e espírito. Muitas vezes damos atenção apenas à saúde física e aos cuidados espirituais, esquecendo de tratar dos distúrbios da mente, que são cada vez mais frequentes na população.

A saúde mental engloba problemas como depressão, bipolaridade, ansiedade e transporto pós-traumático.

No Brasil, por exemplo, há mais de 15 milhões de deprimidos diagnosticados – e certamente milhões de outros que sofrem sem buscar atendimento médico.

É imprescindível dar atenção aos distúrbios emocionais que podem indicar alguma doença relevante e a necessidade de tratamento com remédios e/ou terapia.

Entre os sintomas mais comuns estão: desânimo permanente, irritação exagerada, excesso de manias e mudanças bruscas de humor.

Os problemas mentais, se não forem adequadamente tratados, podem se agravar e comprometer bastante a qualidade de vida da pessoa.

A rotina estafante, a pressão por resultados e a falta de tempo fazem com que milhões de brasileiros negligenciam os cuidados essenciais com a mente.

Quando a pessoa se dá conta, já está com algum transtorno que causa dor emocional e até física.

Por isso, não pense apenas na saúde do seu corpo e do espírito. Dê atenção às questões mentais. Caso precise de ajuda, procure um psicólogo ou psiquiatra.

Lembra daquele ditado ‘mente sã, corpo são’? Pois está mais atual do que nunca.

Últimas NotíciasAs Mais Lidas