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10 dicas da Medicina Chinesa para aproveitar melhor a energia dos alimentos

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Comida1

Somos o que comemos. Aquilo que ingerimos influi diretamente na qualidade de vida. Quem come mal, vive mal (e pode até viver bem menos).

Selecionamos algumas orientações da Medicina Tradicional Chinesa para aproveitarmos melhor o ‘gǔqì’, que é a energia dos alimentos.

São dicas práticas para absorver o que a comida tem de melhor e, assim, ter mais saúde:

1 – Comer em horários regulares, sem pular refeições e sem diminuir ou aumentar exageradamente a quantidade de alimentos.

2 – Comer lenta e calmamente – para que a energia dos alimentos seja absorvida adequadamente.

3 – Comer mais pela manhã, moderadamente no almoço e pouco no jantar, pois os órgãos responsáveis pela digestão e assimilação funcionam melhor no período da manhã.

4 – Consumir alimentos de todos os grupos (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas) e de todos os sabores (doce, picante, azedo, salgado e amargo), sem exagerar em nenhum deles.

5 – Evitar doces em excesso, pois prejudicam o baço e geram estagnação, além de retenção de líquido.

6 – Evitar bebidas alcoólicas, alimentos fritos e gordurosos, pois causam alterações no fígado.

7 – Evitar ingestão excessiva de leite e derivados, pois prejudicam o funcionamento do estômago.

8 – Frutas, vegetais e legumes devem ser ingeridos com moderação e de preferência ao final da refeição. A refeição pode ser iniciada com alimentos neutros ou mornos como sopas, carnes, cereais, pois aquecem o estômago e facilitam a digestão.

9 – Evitar consumo de bebidas geladas, pois causam choque térmico e estagnam a energia dos alimentos.

10 – Ingerir bastante líquido, mas evitar refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcóolicas em excesso.

(Fonte: Instituto Long Tao, de Santo André, ABC Paulista)

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